Dilma e Lula devem falar para os pobres

17 out

Via Escrevinhador

O PT e Dilma perderam o apoio da classe média. Mesmo uma boa parte da nova classe “C”, lulista, afastou-se de Dilma – assustada com a boataria religiosa e com a campanha de calúnias.

O “Datadvinhador” (instituto mantido por esse Escrevinhador) já havia detectado essa tendência, através de duas pesquisas qualitativas.

1) Na sala de um dos meus filhos (escola particular liberal, “cabeça”, na zona sul de São Paulo), ele me conta, sou o único pai que não votará Serra ou nulo (marinistas) nesse segundo turno. “O engraçado, pai, é que os professores são quase todos Dilma”, estranhou o garoto, de 13 anos – o que me leva a concluir que permanecem firmes com a candidata de Lula os setores de classe média que têm tradição de sindicalização, e consciência aguçada de classe (como professores, bancários etc).

2) Numa festa recente de jornalistas bem empregados, numa das maiores corporações de mídia do país, a esmagadora maioria estava com Serra – relata minha mulher. Num grupo de 20 ou 30, só 2 se declaravam eleitores de Dilma. Mesmo assim, mantinham-se acuados, silenciosos – enquanto a maioria serrista era barulhenta. Nesse caso, nenhum espanto – o jornalista parece ser o profissional de classe média que melhor incorporou a agenda neo-liberal dos anos 90, e que mais se identifica com os patrões, tendo dificuldade enorme de se enxergar como trabalhador.

As minhas “qualis” não erram.

E agora a pesquisa CNT/Sensus confirmou: Serra tem 70% dos votos e Dilma apenas 30% entre quem ganha mais de 20 salários mínimos (ou seja,, mais de 10 mil reais); na faixa até 1 salário mínimo. Dilma tem 53% e Serra 36%.

O corte de classe é impressionante. O mapa eleitoral da votação no primeiro turno – no Rio e em São Paulo – é outro indicativo. Dilma ganhou nas periferias paulistanas, nas cidades operárias da grande São Paulo, e Serra deu lavada no bairros centrais, grã-finos, e também naqueles da baixa classe média. No Rio, Serra liderou em boa parte da zona sul e na Barra. Dilma deu lavada na zona Oeste e na Baixada Fluminense.

Alguns gênios do marketing eleitoral acham que “o PT precisa se comunicar melhor com a classe média”. Pelo que ouço na rua, penso um pouco diferente: a classe média quer sangue, quer arrancar dedo de petista como fez no Rio em 2006. A classe média e boa parte da elite acham que Dilma é um monstro, “uma terrorista, que nem pode ir pros Estados Unidos” (como disse um amigo do meu filho, repetindo o que deve ter ouvido dos pais).

Diante disso, como perguntava Lênin: que fazer?

Já disse aqui: a campanha de Lula deveria aprofundar o corte de classe. Jogar pesado. Dizer a verdade: Serra é o candidato dos ricos, Dilma dos pobres. O PT parece fugir da luta de classe – mas a danada está sempre atrás dele…

É hora de trabalhar com a realidade. Carimbar nos tucanos que eles são os candidatos da elite paulista e sulista. Dilma é a candidata do Norte/Nordeste, dos pobres e dos trabalhadores organizados em todo o país.

A classe média, se for o caso, tenta-se ganhar depois – durante o governo (se bem que eu tenha quase certeza: essa é caso perdido).

O Portal Vermelho traz excelente matéria mostrando bem o corte de classe. Dilma e a coligação que a apóia não deviam fugir dessa realidade. Ao contrário, deveriam mergulhar de cabeça. Até porque é inevitável.

O Brasil ainda é um país de muitos pobres. Essa massa, imensa, apesar de todo o bombardeio midiático e religioso, segue ao lado de Lula e Dilma. Esse é o patrimônio maior da candidatura Dilma. Patrimônio que – com Lula em campo – pode decidir essa eleição que se tornou tão difícil e imprevisível na reta final.

A seguir, a matéria do “Vermelho” sobre esse mesmo tema:

===

SENSUS: SERRA LIDERA ENTRE OS RICOS; DILMA ESTÁ NA FRENTE ENTRE OS POBRES

O presidenciável tucano é o preferido da elite. De acordo com a pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quinta-feira (14), o ex-governador de São Paulo registra a impressionante marca de 70% dos votos entre os eleitores que ganham acima dos 20 salários mínimos, que são menos de 1% da população. Dilma Rousseff lidera entre os mais pobres.

Na faixa de renda de até um salário mínimo, Dilma leva vantagem. Tem 53,3% da preferência dos eleitores contra 36,5% de José Serra. A vantagem da petista é confirmada ainda entre a população que ganha entre um a cinco salários. Neste cenário, Dilma tem 48,1% contra 41,7% do representante tucano na corrida pelo Palácio do Planalto.

Nos mapas ao lado, que mostram como se dividiu o eleitorado nas duas maiores cidades do país (Rio de Janeiro e São Paulo) fica evidente a preferência dos mais ricos por Serra (áreas azuis, regiões ricas das cidades) e dos moradores das periferias por Dilma (áreas vermelhas).

Como renda e escolaridade são fatores que sempre andaram juntos no Brasil, parte da população mais escolarizada também manifestou, conforme o levantamento CNT/Sensus, preferência em votar no ex-governador de São Paulo no turno suplementar do processo eleitoral. Entre aqueles que têm ensino superior, Serra lidera com 48,4% contra 40,5% de Dilma, uma vantagem não muito significativa. Na faixa de eleitores com escolaridade até a 4ª série do Ensino Fundamental, em contrapartida, Dilma é a candidata de 52,1% dos entrevistados, enquanto Serra tem 37,6% entre esse público.

A escolha de Dilma Rousseff é verificada ainda no eleitorado do sexo masculino, que tem 49,5% de seus representantes afirmando votar na petista no segundo turno. Entre as mulheres, 44,3% preferem Dilma e 43,5% optam por José Serra.

A pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela CNT apontou nesta quinta a liderança da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, com 52,3% dos votos válidos. O tucano José Serra, por sua vez, registra 47,7% da preferência do eleitorado, também considerando os votos válidos. Na pesquisa estimulada, quando são medidos os votos totais, a pesquisa registra, no entanto, empate técnico entre os dois presidenciáveis, com Dilma computando 46,8% e Serra, 42,7%. Nesta situação, votos brancos e nulos chegam a 4,0%. Eleitores indecisos atingem o patamar de 6,6%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Quando computada a intenção de votos de forma espontânea – situação em que ao eleitor não é apresentada uma lista com os candidatos – Dilma Rousseff segue na dianteira com 44,5%, ao passo que José Serra registra 40,4%. Brancos e nulos nessa situação são de 4,0%. Eleitores indecisos são 10,6%.

O levantamento CNT/Sensus ouviu 2 mil pessoas entre os dias 11 e 13 de outubro. Registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 35560/2010, tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

 

Anúncios

17 Respostas to “Dilma e Lula devem falar para os pobres”

  1. Bando de trouxas petistas safados outubro 17, 2010 às 20:16 #

    Vocês não tem vergonha?
    PT 20 anos?
    Implementar PNDH 3 e bases socialistas?
    Apoiar as FARC?
    Vão criar vergonha na cara! Vocês não vão ganhar nada!
    Vocês vao arder no fogo do inferno, junto com o seu líder, onde é o lugar de vocês!
    Vocês pensavam que teria terceiro mandato ao Lula?
    Pois é, nós não deixamos!
    Nós estamos aqui, sempre quietos, para instaurar sempre a democracia no país.
    Vao tudo a merda!

    • Waldo A da Silveira Jr outubro 29, 2010 às 18:55 #

      Bando de salafrários, corruptos e mentirosos, vivem às custas do governo e enganam os pobres, afirmando defende-los enquanto fazem justamente o contrário. Olhem só a fortuna do Lulinha e digam que não, se forem capazer.

  2. jg outubro 17, 2010 às 21:31 #

    Onde conseguiu meu e-mail? quem lhe deu essa intimidade?

  3. João Marques outubro 18, 2010 às 05:01 #

    Putz, caiam fora comunistas.
    O Brasil é verde e amarelo. Não vermelho.
    FORA!

  4. João Marques outubro 18, 2010 às 05:01 #

    Putz, caiam fora comunistas.
    O Brasil é verde e amarelo. Não vermelho.
    FORA!!

  5. DANIEL outubro 19, 2010 às 12:18 #

    OS BRASILEIROS TEM QUE ABRIR OS OLHOS COM ESTE PT ESTAO JOGANDO BAIXO

  6. antonio bras paiva outubro 19, 2010 às 16:48 #

    canbada de bandidos o pt sempre foi assim não se enchergam vcs não tem o direito de invadir minha privacidade sou anti pt corja be bandidos.

  7. gmail outubro 19, 2010 às 18:35 #

    Pô ! Cara ! Voces compram pesquisas que dão popularidade de 98% (Ótimo/Bom 76% + Regular 22%) maior que a de Jesus
    Crisot !! A igreja tem que chiar !! E o pessoal inteligen
    te não engole !! Todo mundo vai ganhar no 1º turno !!!
    Quando ? A Abreu Lima que o lula disse q

  8. Serra outubro 19, 2010 às 18:35 #

    sai fora seus socialistas de araque..
    deixem de enganar os pobles que nao tem conhecimento..
    o brasil tem muito a melhorar sem voces e os sem terras!!

  9. Adilson outubro 19, 2010 às 18:38 #

    Essa classe média egoísta que sempre governou esse país marionetado pelos ricos e poderosos (classe média é um pobretão de espírito, com conta bancária remediada que pensa ser rico kkkk) não consegue engolir um presidente amado pelo povo, respeitado pelo povo. A imensa maioria desse povo que sofreu nas mãos desses “liberais” hoje sente o que é ser atendido por um governo popular e não entra na conversinha mole de patrão. Não adianta: O porteiro, a doméstica, todos que vocês usam e abusam estão focando conscientes da força que tem nas mãos, na força do governo popular que os entende e lhes acolhe. Por isso nas regiões mais pobres as pessoas votam Dilma!!! DILMA 13 que vai ser a presidenta do povão!!! A mulher do Lula, é o que se fala no sertão, esse sertão que grandes nomes revolucionários gerou. Vão para os blogs direitistas que falam as mentiras que vcs gostam de ouvir. Iludam-se por lá, e não venham aqui atrapalhar nosso debate.

  10. gmail outubro 19, 2010 às 18:55 #

    cont. A Abreu Lima que o Lula disse que estava 99%
    pronta, não tem nem a terraplanagem pronta !!! O
    tal de Abreu revolucionário bolivariano, vai cair do galho porque a PDVSA está caindo fóra do projeto !! A Petrobras
    vai ter que gastar o dobro porque o petróleo de Carabobo (não confundir com nossa cara de bobos) é de péssima quali dade, que vai encher o país de enxofre que o Chavez não tem mais onde por e quer jogar pra nós iludindo o tonto do Lula e seu amigo de brinquedos o Amorim, tem que ser processado em separado do nosso !! Outro processo !!!
    O Lua sujou as costas de um bando de trouxas com um petróleo do pré-sal de araque, de 400 metros (praia?)
    enquanto o verdadeiro está a 7 quilometros de fundura !!
    Para tirar essa miragem lá de baixo vamos precisar de
    600 bilhões de dólares, fóra obtermos a forma de tirar.
    Só se emprestarmos grana do mundo inteiro !!!
    Voce fica acreditando que vamos acabar com a miséria !!
    Ilusão !!! Vomitados por esse bandinho, do Lula, Zé Dirceu, Paulinho, Genoino, Futra, Marco Aurélio, Amorim,
    Stedile (que é prof. da USP) Rainho que só querem mandar
    e aparecer !! Voces como boiada e êles como chefes da
    boiada !! Por que os Plinio, Marina, e outros fundado res do PT cairam fóra, e criaram outros partidos,
    hein ??? Em parte pelas mentiras que essa turma prega
    para o povão !! Sabem pque a produção de automóveis era
    de 1.000.000, dobrou em um ano e triplicou em dois ?? Sem aumentar o número de empregos que giram em torno de 150.000 ??? Colocaram robots no lugar de pessoas !! Isso não falam pra voces !! Leiam os jornais grátis e procurem se informar melhor !! Eu não vi nem ouvi algum lider da oposição falando que vai privatizar o que o Lula e a Dilma dizem !!! Está tudo gravado na midia, na internet e televisão !!! É só procurar !!!
    Estão mentindo para voces !!!

  11. gmail outubro 19, 2010 às 19:02 #

    Pô !! Caras !! Voces estão com o site desatualizado !!
    A Dilma que está na foto, hoje, era uma outra mulher !!!
    Hoje, realmente, ela está com cara de machorra !!!! Ou lésbica !!!
    Troquem a foto que está aí em cima !!!

  12. Filha Dilma Pu... outubro 19, 2010 às 19:15 #

    Acordem, vcs não estão na Bolivia não ô cambada. Troquem a foto da Dilma que esta conseguiu ser pior que a de hoje. Não adianta, vcs vão dançar cambada de sanguesugas e vão ter que trabalhar. Idiotas.

  13. gmail outubro 19, 2010 às 19:20 #

    Esse negócio de foice, martelo, bandeira vermelha, sangue e os cambau são do século passado !!
    Até a China e a Russia de onde vieram essas bobagens abandonaram o socialismo, o comunismo, etc., depois de darem com os burros nágua !! Foice e martelo servem de ferramenta agricola e construção hoje em dia !!!
    A China adotou economia de mercado capitalista e hoje é a 1º no comercio mundial !! Só sua classe média tem mais de 700 milhões de pessoas; o Brasil todo tem 190 milhões !! Êles estão construindo 34 trens bala em 2010 !!! Nós ameçando a muitos anos !! A Russia é o país que tem mais riquezas minerais do mundo !! A China cresce a
    11 e 12 % ao ano, na crise cresceu a 7%, e nós uma Maria
    Fumaça não saimos dos 4,5 % ou 5 % !! Durante a crise foi “0” % !!! O EUA no 3º trimestre de 2008 já cresceu a
    3,4 % !!! A India já construiu o seu 2º submarino atomico !! Nós nem temos o 1º !! O Lula diz que somos o
    principal dos BRICS !! Que deveria ser CIRBs !! O último da turma !! Quem não aceita suas mentiras êle diz que é do contra e que está torcendo contra !!! Prometeu fazer 1 milhão de moradias em 2009 !! Não fez nem 75.000 !!! Estamos torcendo contra quem mente e
    deixa a turma enfiar a mão na nossa grana !! A partir da sala do lado da dêle !!! Êle não sabe nem vê nada !!
    E assina coisas sem ler !! Então não pode ser presiden te !! A Dilma também assinou o Programa de Governo sem
    ler !! Como o Lula !! Principalmente, depois que o país
    chiou com algumas coisas que estavam lá como a restrição à liberdade de manifestação da imprensa !!!

  14. Neide outubro 20, 2010 às 01:22 #

    FUCK YOU DILMA E LULA E PT

  15. Béu. outubro 20, 2010 às 06:40 #

    As pessoas mais pobres têm menos acesso ao estudo e justamente por isso, em geral, por culpa da ignorância são mais fáceis de manipular. E tá mais que claro que o PT usa isso ao seu favor, né?

  16. Renato Husler outubro 20, 2010 às 11:32 #

    Vocês comunistas tiveram a chance de fazer algo de bom pelo Brasil. Não fizeram nada, pelo contrário, sugaram o estado e envergonharam o pais perante ao mundo. Perderam a chance mostraram que além de incompetentes são bandidos, como dito pelo procurador geral da republica em relação ao petista mor José Dirceu. O brasil não é vermelho seus camanhas!! É verde, amarelo, branco azul anil!!! Fora canalhas!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: